Vivendo e Aprendendo

“ – Posso dizer tudo?

– Pode.

– Você compreenderia?

– Compreenderia. Eu sei de muito pouco. Mas tenho a meu favor tudo o que não sei e – por ser um campo virgem – está livre de pré-conceitos. Tudo o que não sei é minha parte maior e melhor: é a minha largueza. É com ela que eu compreenderia tudo. Tudo o que não sei é que constitui a minha verdade.”

Clarice Lispector, O Diálogo do desconhecido. In, A descoberta do mundo.

 

Este trecho, retirado do livro A descoberta do mundo, de Clarice Lispector, me fez pensar na minha relação com a maternidade, com a criação de filhos, com o desafio de ter, não um, mas três bebês sob minha responsabilidade e sem ninguém para orientar.

E fiquei pensando nas coisas que eu já ouvi desde que anunciei a tripla gravidez. Dentre elas, destaco:

“– Como você consegue dar conta de três? Eu não seria capaz!”

“– Você não tem noção do que é criar um filho!”

“– Você tem certeza do que está fazendo?”

“– Você tem certeza de que o que está fazendo é o mais adequado?

E como não sei as respostas, rogo ao Bom Velhinho lá de cima que me mantenha sem noção, pois só assim serei capaz de continuar a alçar vôos até então nunca sonhados. E aprender! Aprender sempre e a cada instante as lições que a vida e, principalmente meus pequenos tem para me passar.

Obrigada meus filhos pelos ensinamentos diários. Sei que tenho muito a lhes ensinar, mas também sei que tenho muito mais a aprender com vocês.

Agora, dá só uma olhada: está ou não está dando certo?

Amo cada pedacinho de vocês.

Tags: , , ,

3 Respostas to “Vivendo e Aprendendo”

  1. Maria Tereza Says:

    Prezada desconhecida,

    Eu buscava descobrir onde havia sido publicada essa frase tão sábia de Clarice e encontrei sua página, que me presenteou com a informação que queria, mas muito mais – seu texto maravilhoso ensina a AMAR! Com certeza está dando muito certo! Parabéns e votos de muita felicidade. Maria Tereza

  2. Elen Says:

    Você é admirável! Acompanho seu blog e só vejo coragem da sua parte! Que mulher corajosa! E você transmite uma placidez, uma esperança sem fim e uma humildade que me fazem te admirar sempre mais!
    Os meninos estão lindos e é claro que está dando tudo muito certo. Não existiria outro caminho a não ser esse estando você no comando da coisa!
    Corajosa, muito!
    Uma família linda em todos os sentidos!
    Feliz Natal, Feliz Ano Novo a todos vocês!
    Elen.

    http://www.parameusantiago.blogspot.com

  3. Fabiana Says:

    Lu,
    Sempre comento sobre os meninos, hj vou comentar um pouquinho sobre vc, essa mamãe espetacular. Vc é simplesmente demais, ter conhecido vc para mim foi uma descoberta, onde pude ainda acreditar em pessoas especiais. Desde quando vc estava grávida, já tinha certeza que vc seria , nossa, uma mãe hiper mega especial, e me orgulho muito em dizer que vc é uma grande mãe, cuidadosa, amorosa, brincalhona, enfim ficaria aqui falando hrs e hrs sobre vc.
    Cada dia me surpreendo mais e mais, mesmo cansada, sem dormir, tá ali junto com os meninos enchendo de muito amor e carinho, só tenho que te dar PARABÉNS continue sempre assim do seu jeito “maluqueta”de ser.
    Beijos, e até mais…

Deixe um comentário

